domingo, 6 de novembro de 2011

Esperança...



 Reflexão da Escola Bíblia de hoje...

"Não podemos cair na desesperança...Igreja é lugar de sonho e utopia" (Rev. Claúdio Márcio - IPU)

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". (I Cor 13:13)

Creio que o amor é aquela dimensão que perpassa todas as outras (a fé e a esperança), estas nascem e são constantemente nutridas pelo amor. Mas, por que então comumente caimos na desesperança? Será que o amor falha ou desfalece em nós? Acredito que não se trata de um julgamento tão fatalista...o amor está em nós, o amor divino, inexplicável, que ultrapassa todo entendimento...Então por que nos abatemos? Porque o humano cansa, faz parte da nossa natureza essa pausa tão necessária à reflexão. Cristo cansou quando pediu água na fonte a mulher samaritana, Cristo refletiu diante da morte de um amigo...e chorou, derramou suas lágrimas por Lázaro, que fora ressuscitado logo depois.
Com efeito, a desesperança é só um estado, a nossa permanência deve ser na fé, na esperança e no amor...E nesse sentido, conforme as reflexões do Rev. Claúdio, Igreja é lugar de sonho e utopia...É o espaço onde a esperança e a fé devem permanecer vivas, mesmo quando o mundo inteiro não acreditar mais em qualquer possibilidade de mudança...A Igreja de Cristo deve refletir as crenças do seu mestre, que como humano lutava pelo fim da desigualdade, e como Deus, impulsiona os seus seguidores a fazer o mesmo. Fé em Deus, fé em dias melhores, fé em uma igreja que se engaja e se preocupa de fato com os problemas da sociedade... pois, como disse Luther King "Aquilo que afeta a um diretamente, afeta a todos indiretamente".  

Que possamos, enquanto cristãos, acreditar em uma Igreja que sonha, que acredita e não desiste do humano...porque Cristo não desiste de nós.
Que possamos permanecer na fé e na esperança, mas na fé viva, na fé que não é mera superstição...“Esperar que Deus faça tudo enquanto nós não fazemos nada não é ; é superstição.” (Martin Luther King).

NEle, que disse para sermos...Sal da Terra e Luz do Mundo!
Mércia Cruz :)

Um comentário:

  1. Sim, sim! Oro para que o Senhor nos dê ousadia, intrepidez e nos faça estáveis, firmes e fortes. Uma igreja que entende para o que foi chamada, e uma igreja que se lembra do seu Cabeça, nunca esmorecerá e nunca desistirá.

    Juan

    ResponderExcluir