segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ONDE EXISTE DOR, QUE HAJA CURA!!!




Dor de cabeça frequente, náuseas, tonturas, sensibilidade à luz, cheiro e determinados alimentos! cenário bem familiar a todos e todas que sofrem de enxaqueca, no caso em questão seria mais pertinente falar em todas, já que essa doença atinge em grande parte as mulheres. Pois bem, durante muito tempo interpretada como "frescura" ou "desculpa para não realizar determinadas atividades profissionais", a enxaqueca se caracteriza como uma doença, e o pior de tudo...não tem cura! Conforme as considerações do doutor Alexandre Feldman, especialista em cefaleia crônica, a enxaqueca se explica como...:

...um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais.


Quem sofre de enxaqueca deve procurar um clínico ou um neurologista para avaliar a melhor forma de tratamento, porém, o estilo de vida é fundamental no processo de controle da doença, pois chega um tempo em que medicamentos já não respondem com tanta precisão.
Esse é o conselho mais adequado para o paciente enxaquecoso, mas será que é tão fácil assim? Fazer uma dieta prolongada, deixar de comer quase todos os produtos industrializados, dormir na hora certa quando se tem trabalhos pra fazer, fazer atividade física quando não se tem tempo, viver como se estivesse em uma cápsula?
Claro que não é facil, porém mais difícil ainda é passar 10, 15 dias com fortes dores de cabeça (e ainda outros sintomas) e não encontrar solução...Difícil é ter que faltar ao trabalho, faculdade, adiar tantas atividades porque o corpo reclama qualquer iniciativa de movimento, qualquer barulho, qualquer cheiro, comida, o corpo reclama até a presença dos amigos...Tudo o que se quer é se trancar em um quarto escuro, na esperança de ver naquele analgésico mais forte que o anterior a possibilidade se não de cura, ao menos de alívio!
Nada é fácil para o enxaquecoso, tudo é muito difícil, contudo mais triste ainda é ter que ouvir comentários do tipo: vc só come porcaria! vc não se alimenta direito, não dorme bem, ou vc é muito frágil, ou isso é frescura! Comentários estes que se resumem em uma só frase: A culpa é sua! A culpa de estar doente, de ter fortes crises, de ter que faltar tantos compromissos por causa da dor insuportável...
A acusação não é o melhor caminho de ajudar alguém que tem enxaqueca. Tente entender que se trata de uma doença e não "um estado de espírito". Compreenda que nem tumografia, nem eletroencefalograma, nem raio-x da face e uma série infinita de exames vai indicar alguma alteração, pq simplesmente não há nada de errado do ponto de vista físico com o enxaquecoso, o que ele tem é uma disfunção química cerebral. As coisas não funcionam muito bem, e existem alguns fatores desencadeantes das crises, como por exemplo, alguns alimentos. Outros entram em crise por ansiedade, stress, barulho, cheiro forte, etc...

Fiquei algum tempo sem postar nada, na verdade já estou há cerca de 8 dias com dores constantes...e não tem sido fácil, trabalhar, estudar à base de analgésicos que não fazem mais efeito. Então pensei que poderia compartilhar da minha experiência neste blog, situação esta que tenho certeza que tem sido vivenciada por muita gente.
Converso com amigos, parentes e tenho percebido que a cada dia que passa, o número de pessoas que sofrem de enxaqueca está aumentando...e o pior, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto da dor em São Paulo, há atualmente muitos casos de crianças que sofrem cerca de 20 dias de crise a cada mês. Isso é lamentável!!! mas podemos ir em busca dessa cura que ainda não existe, podemos nos unir trocando informações sobre tratamentos e estilo de vida saudável.

Deixo aqui a opotunidade para quem quiser postar sobre esse assunto e outros relacionados a saúbe e bem estar. Acredito que apesar da dor e da tristeza, não devemos jamais cair na desesperança...Podemos acreditar no Deus (Pai e Mãe) como aquele que realiza milagres e que levou sobre si toda dor.

Para maiores informações acesse: http://www.enxaqueca.com.br

Paz e luz sempre!!
Mércia Cruz.




4 comentários:

  1. É amiga eu bem sei o que é isso. Então só nos resta confiar. Bjs no coração

    ResponderExcluir
  2. Não posso dizer: sei bem o que é isso, mas acredito que deva ser perturbador! Que você seja curada deste mal estar.

    Juan

    ResponderExcluir
  3. Valeu Juan!!! O objetivo de compartilhar esta experiência foi justamente por saber que muita gente sofre deste mal e é incompreendido, inclusive pelos médicos que demoram no diagnóstico. E tbm por acreditar que Deus nos fornece muitas ferramentas, e através da fé e de um hábito d vida mais saudável podemos encontrar a cura, ou seja, ser surpreendido pela graça!!!! Bjo grande...Saudades :)

    ResponderExcluir
  4. Lane Kris comprei um livro do Dr. Alexandre Feldman "Enxaqueca só tem quem quer" Vou ler e depois postar um texto sobre ele. Bjo amiga, saudades de tu :)

    ResponderExcluir