terça-feira, 21 de agosto de 2012

Evangelizar também é humanizar...

"Evangelizar também é humanizar..." (Rev. João Dias- IPU "Rememorando a Conferência do Nordeste)








Dentre tantas palavras que flutuavam no culto da manhã de domingo (19/08/2012) estas citadas acima, pousaram sobre minha cabeça e não quiseram mais sair. Podiam alçar vôo e fazer descansar a minha consciência, mas não...elas continuam aqui martelando e me "obrigando" a escrevê-las. Pois bem, livro-me desta agonia imediata, mas nunca poderei me livrar da responsabilidade de ter a consciência de que Cristo nos chamou para evangelizar/humanizar e não escravizar/espiritualizar ninguém. Se a salvação se dá no plano individual (cada um dará conta de si mesmo a Deus), ela ocorre antes e de forma suprema no plano coletivo, visto que cada um dará conta de tudo o que fez de bom e de ruim... consigo mesmo? Pode ser, mas antes...o que fizermos de bom e de ruim com o outro, o humano, sempre alvo do amor de Deus. De um Deus que é Pai e Mãe (nas considerações de Leonardo Boff), que está mais interessado em salvar do que condenar...Mas, o que é a salvação então? Alma apenas?  E se for só alma (no sentido transcendental) porque Jesus se fazer corpo e habitar entre nós? Porque um Cristo soberano se historicizar, adentrar este mundo e se submeter a brevidade da vida? Ao tempo, ao sono, a saudade, ao amor, ao choro, a angústia, ao medo, ao frio, e a morte? O teólogo Leonardo Boff nos dá uma pista:

"A revelação de Deus se dá dentro da vida humana e da história", mas, "A revelação de Deus não deve ser pensada de forma miraculosa (apenas), pois, "a Palavra de Deus não nos dipensa de pensar, tatear, buscar, esperar e de tomar decisões". (p.71)*

Nesse sentido, essa voz que ecoa e que me traz a consciência da necessidade de me envolver mais e mais com o Reino de Deus (que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo), e me deixar ser forjado nesse processo, essa voz e esse chamado divino se manifesta e toma posse da minha consciência.

"A existência da consciência em nós nos eleva acima de nós e nos coloca diante daquele que fala em nós: Deus. A consciência que nos chama para o bem, nos evoca para a responsabilidade e apela constantemente para a abertura aos outros é a voz de Deus que nos atinge". (p.75)*

* BOFF, Leonardo. O Destino do homem e do mundo.

NEle, que nos traz à consciência a revelação da sua palavra.
Mércia Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário