sexta-feira, 8 de março de 2013

Com licença poética...Deus é mulher!

08 de março, Dia Internacional da Mulher...

* Texto inspirado na reunião das mulheres SUPRE - IPU (Igreja Presbiteriana Unida de Muritiba - Ba). Meus agradecimentos ao Reverendo e Cientista Social em formação, Claúdio Rebouças por tal inquietação: Deus é mulher!


 
Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
-- dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.
 
Adélia Prado


Nas considerações dos cientistas sociais, o dia é simbólico, um dia de comemoração/reflexão sobre nossos espaços na sociedade, sobretudo, sobre aqueles que com muita luta e resistência conquistamos e estamos por conquistar. Parafraseando Adélia, caminhamos aceitando "os subterfúgios que nos cabem, sem precisar mentir... Ora sim, ora não, cremos em parto sem dor" e cremos também na construção de um mundo melhor, apesar de todas as incertezas e contradições inerentes a este processo. Utopia, sonhos, esperança...É! Pra alguns bobagem! Pra algumas (mulheres), impulso e combustível para a estranha engrenagem da vida. 
Com efeito, apesar de toda violação de direito e desigualdade de gênero, é fato que fortalecemos nossos passos na busca por justiça. Mas, e quando nos reunimos para apontar nosso olhar à transcendência? Somos capazes de imaginar um Deus mulher? Um Deus que durante muito tempo foi nos apresentado como Pai e Senhor deve possuir uma face materna e feminina que por condições históricas adversas nos foi ocultada. Por conta disso, hoje, no Dia Internacional da Mulher do ano de 2013, comungo com o discurso de muitos teólogos que já defendem esta bandeira (ex. Leonardo Boff) e afirmo com licença poética, ou seja, com a aproximação que a arte/poesia me faz com o divino "porque vem de um reino e para ele aponta", que Deus é mulher! Deus é Pai e também é Mãe, face feminina que nos ajuda e nos sustenta neste campo de batalha cotidiana, nesta arena complexa da vida. Glória a Ele e a Ela nas alturas, paz na terra aos homens e mulheres de boa vontade!

N'Ele...N'Ela, que com graça, bondade e misericórdia manifesta seu amor e cuidado por nós todos os dias!
Mércia Cruz.  

Um comentário:

  1. O "EU SOU" já abarca tudo. Traz dentro de si toda Humanidade e Divindade, afinal somos d´Ele e para Ele. Se somos imagem e semelhança. Tudo isso só é possível porque Ele se fez Homem e habitou entre nós. Um beijão Andréa Vitória

    ResponderExcluir