domingo, 27 de novembro de 2011

Vou-me embora ou devo ficar?



"Vou-me embora pra Pasárgada...lá sou amigo do Rei" (Manuel Bandeira)

"O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
(...) não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente". (Drummond)

"Na casa grande Deus é gente aproximada" (João Alexandre)


Fugir, permanecer, correr ou ficar? As duas escolhas fazem parte da luta e da resistência humana em busca de dias melhores. Tardes mais ensolaradas, dias de chuva e frio nos quais todos tenham cobertores, agasalhos e um lar aconchegante para se abrigar. Em meio a tanta desigualdade, Pasárgada seria a solução? Ou devemos dar as mãos e permanecer onde estamos? Diz João Alexandre que na casa grande Deus é gente aproximada, que Cristo não é estático...É um Deus que ri, que dança, que chora. Assim, entendendo que nem isso, nem aquilo, nem fugir e nem permanecer...as duas coisas então. Vamos ao paraíso, ao refúgio, à habitação dos serafins, mas também vamos fincar nossos pés rachados de nordestinos guerreiros no nosso chão. Vamos sonhar, mas também considerar os limites da nossa realidade...Exaltar a utopia, sem deixar de jogar no espaço de manobra da dinâmica social.

Salve Cristo que nos ensina a prosseguir e recuar...Tendes a simplicidade da pomba e a astúcia da serpente.

Mércia Cruz :)

2 comentários:

  1. Amiga, você é simplesmente linda! Teto maravilhoso... o equilíbrio, que santifica todas as coisas! te amo! Kinha lmg!

    ResponderExcluir
  2. Sempre Kinha Lmg...rsrs. Tu é linda tbm moça! Teu nome estará entre os que amei...dpois me pergunte sobre isso, coisas de Leonardo Boff...rsrs...Cheiro! Espero seus versos.

    Mércia Cruz.

    ResponderExcluir