domingo, 30 de outubro de 2011

O CARÁTER MATERNO DE DEUS PAI

Antes de começar a tecer algumas ideias aqui, gostaria de pedir desculpas por tanto tempo sem postar nada...A correria do cotidiano e as exigências às vezes pesam um pouco, mas as ideias não morrem...ainda que demorem para serem registradas. O evangelho de Cristo floresce em cada conversa informal, em cada discussão...que nos fornece crescimento espiritual-humano, humano-espiritual, entendendo que essas dimensões jamais se separam. E por falar na manifestação do Espírito do Senhor no cotidiano, acabo de me lembrar que precisava registrar aqui no Blog algo que aprendi há algum tempo com um pastor que me cutucou a alma quando orou: "Deus, Tú és Pai e Mãe"...E a partir dessa curiosidade...surgiram algumas descobertas...



"Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas" (Lucas 13;35).

Faz-se necessário ressaltar que as questões trazidas aqui são abordadas pelo teólogo Leonardo Boff...Conforme as considerações daquele que é considerado o criador da Teologia da Libertação, Deus é ao mesmo tempo Pai e Mãe, "Deus é paternamente MÃE e maternamente PAI".
Esta declaração me trouxe a resposta para uma inquietação de anos. Se Deus é plenitude, como atribuir a ele apenas o caráter patriarcal? E a mãe? E o protagonismo da mulher nessa história que elas de forma sobrenatural "bancaram" com coragem, fé e obediência? Boff então demonstra a imagem da mãe em Jesus/Deus...Pois, apenas um Deus que é paternamente mãe pode se apresentar como "a galinha que ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas".  
Assim, encontrei uma possibilidade de resposta para a minha querida e antiga inquietação...é apenas uma possibilidade de interpretação em meio a tantas outras, mas é uma dádiva saber que Deus nos dá essa capacidade incrível...de percorrer caminhos que antes eram restritos aos "donos da fé"...Jesus veio, o véu do templo se rasgou e a fonte do conhecimento está disponível para nós, basta tirarmos a tampa de pedra e beber.
Se você precisa de um Pai, de uma Mãe, de um amigo (a), de um irmão (a)...Jesus pode ser tudo isso, porque Jesus é Deus...o EU SOU...Pai e Mãe de toda criação.

Deus obrigada pelo teu carinho materno, existem coisas que só colo de mãe pra curar.
Mércia Cruz.


Um comentário:

  1. É muito amor né? Deus tem o amor afetuoso e emotivo de mãe, o amor provedor e sóbrio do pai, o amor ágape e paciente de um amigo... Deus é tudo o que realmente precisamos!

    Juan

    ResponderExcluir