sexta-feira, 1 de julho de 2011

JESUS ESTÁ NO MEIO DO CAMINHO!



Tinha uma pedra no meio do caminho
(Carlos Drummond de Andrade)
                                                        


No meio do caminho tinha uma pedra     
tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra 
no meio do caminho tinha uma pedra. 
Nunca me esquecerei desse acontecimento 
na vida de minhas retinas tão fatigadas. 
Nunca me esquecerei que no meio do caminho 
tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
no meio do caminho tinha uma pedra
 
En Revista de Antropofagia, 1928
Incluido en Alguma poesia (1930)


O poema acima de Carlos Drummond de Andrade transmite ao “primeiro olhar” uma angústia, seja ela causada pela disposição dos versos que se repetem ou pela sensação de um obstáculo que atrapalha a passagem do eu lírico. Isto nos faz refletir sobre as inúmeras pedras que têm surgido em nossas vidas, algumas delas têm até nos impedido de enxergar o caminho (Jesus, o caminho, a verdade e a vida). Por outro lado, essa é apenas uma das inúmeras interpretações que podemos ter acerca deste poema, e porque não dizer a mais óbvia?! Para combater o nosso olhar pretensioso e objetivo sobre a arte literária, Fernando Pessoa nos alertou dizendo que “o poeta é um fingidor”, e por isso mesmo utiliza das suas façanhas literárias para expor a sua poesia de forma que jamais conseguiremos apreendê-la no prosaico do “é isto ou aquilo”. Então, quem somos nós para dizer que esta pedra representa de fato um obstáculo?


A Bíblia relata que Jesus Cristo é a pedra angular. Salmo 118:22-23 – “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos.”

Mas, qual o sentido do termo pedra angular? Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra de esquina que servia para alinhar toda a construção, a escolha de uma boa pedra facilitaria a construção conforme a planta. Uma pedra fora de esquadria resultaria numa construção errada. Os construtores de Israel julgavam Jesus uma pedra inadequada para o tipo de construção que eles queriam, porém Deus o julgou perfeito para edificar o seu Reino aqui na terra. Por esse motivo, podemos entender também que encontrar uma pedra no meio do caminho não se constitui como algo desesperador, muito pelo contrário, Jesus como pedra angular tem se colocado na trajetória do ser humano para lhe trazer esperança, paz, vida eterna, vida ainda nesta vida, justiça, misericórdia, amor, perdão, enfim... plenitude! Por isso, rejeite a interpretação unilateral que só enxerga os obstáculos e lance o seu olhar sobre a pedra angular que edificará a sua vida para sempre. Jesus está no meio do caminho!


NEle, que é o autor e consumador da nossa fé,
Mércia Cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário