sábado, 9 de julho de 2011

Recomeçar!


“Cada pessoa que passa em nossa vida é uma nova pessoa, na qual não se deve nunca tratar a base de experiências anteriores, senão é você quem vai fazer todas as suas relações serem sempre a mesma coisa...” (Charles Chaplin)

Re-começar/começar: tecendo um olhar sobre os versos de Chaplin.
Este verso de Charles Chaplin me remete profundamente ao ato de recomeçar. O recomeço comumente visto como algo doloroso e inevitável deve ser considerado como mais sublime do que o começo. O começo interpretado sempre em sua perfeição não condiz com a dinamicidade que de fato se imprime no cotidiano. A vida não é feita de começos porque a sua lógica não suporta por muito tempo a perfeição, a sua dinâmica não se limita a uma receita que compreende começo, meio e fim.  É do recomeço que extraímos força suficiente para prosseguir trilhando o caminho, é no recomeço que aprendemos a amar, a sorrir, cantar, compartilhar. É no ato de recomeçar que entendemos que a vida não é perfeita e que se fosse não seríamos então humanos e a existência seria esvaziada de emoção, visto que não se teria a possibilidade do risco, da insegurança e do medo, que se por um lado nos paralisa, por outro nos desafia. Assim, recomeçar é sempre melhor do que começar, todavia, deve-se lembrar sempre que cada recomeço traz dentro de si milhares e milhares de novos e desafiadores começos.
Todo esse cenário de mudanças que se traduz como a engrenagem da vida é que permite que o ser social se reinvente a cada instante. Nas palavras do grande sábio Salomão isto nos remete sempre a consciência de que “Há tempo para todo propósito embaixo dos céus” (Eclesiastes 3;1), e Deus como criador do tempo se personifica como o tapeceiro, o grande artista que tece, cria e recria o humano conforme o seu propósito. Nos versos de Stênio Március, cantado por João Alexandre JESUS é...

...Tapeceiro
Grande artista
Vai fazendo o seu trabalho
Incansável, paciente
No seu tear
Tapeceiro
Não se engana
Sabe o fim desde o começo
Trança voltas, mil desvios
Sem perder o fio

Minha vida é obra de tapeçaria
É tecida de cores alergres e vivas
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes

Se você olha do avesso
Nem imagina o desfecho
No fim das contas
Tudo se explica
Tudo se encaixa
Tudo coopera pro meu bem

Quando se vê pelo lado certo
Muda-se logo a expressão do rosto
Obra de arte pra honra e glória
Do Tapeceiro

Quando se vê pelo lado certo
Todas as cores da minha vida
Dignificam a Jesus Cristo
O Tapeceiro.


Em Cristo, que nos faz todo dia como obra de suas mãos.
Mércia Cruz.
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário