domingo, 31 de julho de 2011

SEJA O CENTRO



"O cristão vive não em si mesmo, mas, em Cristo e no próximo. De outro modo, ele não será um cristão". (Martinho Lutero)

Quando me deparei com este pensamento para a semana na escola dominical da IPU (Igreja Presbiteriana Unida)...associei imediatamente a um vídeo que recebi por e-mail de uma querida amiga da IEQ (Igreja do Evangelho Quadrangular - Camaçari). O vídeo que segue no link abaixo, consegue de forma lúdica passar uma mensagem sobre a importância de colocarmos a nossa vida apenas em Cristo. No vídeo, um homem corre de tapete em tapete...nos quais cada um traz a representação de uma área da vida social (relacionamento, economia, profissão, religião, família, etc.)...mas o interessante e prevísivel é que de todos esses "tapetes" ele é violentamente puxado e cai ao chão. No fim do vídeo ele encontra o tapete que representa DEUS e neste, encontra segurança e paz...mas, quando tudo vai bem se vê tentado a novamente pular para os outros "tapetes" da vida. 

Davi, que era rei...porém conhecido mesmo por sua forma poética de adoração a Deus, destacou a necessidade de colocarmos DEUS como centro da nossa vida. 

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus". (Sl 20;7)

Mas...você pode pensar...para fazer DEUS o centro da minha vida eu preciso cumprir com algumas obrigações religiosas como orar, meditar, rezar, ler algum livro sagrado, dentre outras práticas...E eu me pergunto...será? Será que os ritos em si nos aproximam de Deus? Qual o papel da religião nisso? Hoje, na discussão da escola biblica pude aprender algo mais para a caminhada na fé...a diferença entre o religioso e o cristão. O religioso cumpre muito bem o seu papel como membro de uma determinada comunidade, mas ser cristão ultrapassa a mera realização de atividades "espirituais". O cristão se compromete, assim como Cristo, com a transformação social...o cristão não vive para si uma fé descompromissada com o mundo e seus anseios...o cristão revoluciona, ama, acolhe, luta e sobretudo acredita...Pois o Deus que nos encoraja, que diz "Levanta e anda"...é o mesmo Deus que nos enche de esperança, que diz "Seja forte quando se sentir fraco". Imagino Deus como um pai ou mãe ensinando seu filho (a) a andar de bicicleta...as primeiras pedaladas são desajeitadas, mas eles estão lá pra fazer com que a gente não desista. Nesse sentido, o cristão não vive em si mesmo, mas em Cristo e no outro...o centro é Cristo e o próximo.

Posso imaginar Deus em tantas outras ocasiões da vida...tempos de guerra e de paz...tempos de choro e de riso...Posso imaginar Deus presente para compartilhar boas risadas de algo sem importância, mas que achamos graça. Posso imaginar Deus presente quando a família, a comunidade, as pessoas se reúnem para compartilhar alguns momentos. Posso imaginar Deus de variadas formas...afinal de contas...SER O CENTRO...não significa tomar o humano para si e isolá-lo do mundo...Alguns crêem assim, mas acredito que Deus nos torna cada vez mais humanos. ELE se fez gente e gosta muito de gente. Penso que tornar DEUS O CENTRO significa torná-lo base, fonte da nossa existência...razão da nossa vida.


Seja o Centro
(Composição: Ana Paula Valadão)

Seja o centro, seja o tudo
Em meu coração, Senhor
Seja a vida em meu peito
Cada dia aqui e eternamente

Jesus, Jesus,
Jesus, Jesus,

Seja o sol que me aquece
Em meu coração, Senhor
Seja a força que me sustenta
Cada dia aqui e eternamente

Jesus, Jesus,
Jesus, Jesus,

Meu tesouro
Minha razão de viver
Meu anseio
É te conhecer
Pois não há outro igual a ti
A quem tenho eu além de ti
És minha vida, és a fonte, Jesus


NEle...que é o centro da nossa vida.
Mércia Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário